O que é Ortodontia?

 

 

A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar os problemas relacionados ao mal posicionamento e mal relacionamento dos dentes e das estruturas da face.

Dentes mal posicionados dificultam a mastigação, sobrecarregam as articulações e os músculos da face, a higiene fica muito prejudicada, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries, acúmulo de tártaro e o desenvolvimento de parafunções, além dos problemas estéticos.

O ortodontista é o especialista nessa área, através de aparelhos fixos, móveis e ortopédicos alteramos o posicionamento dentário bem como estimulamos o desenvolvimento dos maxilares.

A partir de que idade os pais devem levar os filhos a uma consulta com o ortodontista?

 

A partir dos 6 anos os casos mais complexos podem começar a ser tratados . Nesta fase a criança esta em pleno desenvolvimento e a resposta ao tratamento é muito positiva. Este momento é considerado ideal para corrigir hábitos deletérios, como incorreto posicionamento lingual na fala, sucção digital e respiração oral.

Pacientes adultos podem fazer tratamento ortodôntico?

 

Sim, o tratamento ortodôntico tem um papel importante na saúde geral, por essa razão vem crescendo cada vez mais o número de pessoas que procuram esse tratamento, mesmo depois de adulto, ele se aplica bem em paciente de qualquer idade, desde que sejam respeitados os limites biológicos de cada um. Em adultos o tratamento ortodôntico inclusive auxilia na obtenção de espaços para a colocação de próteses e/ou implantes.

O que acontece se os problemas ortodônticos não forem tratados?

 

Ocorrem problemas desde a ordem funcional, como perda óssea em volta dos dentes, problemas de dicção, problemas mastigatórios, dores na face, dores de cabeça, desordens na articulação temporo-mandibular, facilita o aparecimento de cáries e doenças gengivais, além disso o prejuízo estético, pois dentes desalinhados, mal posicionados podem levar o indivíduo a uma baixa auto-estima.

 

Disponibilizamos a todos os nossos pacientes modernos equipamentos e materiais, novas técnicas e atendimento personalizado para realizar o seu tratamento ortodôntico com maior segurança, qualidade e conforto. Para os pacientes que não querem o famoso sorriso metálico, dispomos de aparelhos estéticos quase imperceptíveis ao sorrir.

 

Dentes alinhados trazem harmonia para o sorriso, refletindo estética e saúde. Através do tratamento ortodôntico é possível corrigir seus dentes trazendo a você um sorriso bonito e saudável além de lhe devolver toda a confiança que você precisa para sorrir sem medo.

 

Como funciona um tratamento ortodôntico?
 

Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.


Apenas seu ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista poderá assim definir um plano de tratamento adequado para você. 

 

O conhecimento especializado do ortodontista tem papel preponderante em todo o tratamento, uma vez que deve ser estabelecido o plano de tratamento e feitas considerações rigorosas acerca deste, desde o início até sua finalização. Além disso, este profissional acompanha o paciente, na maioria das vezes, mensalmente através de manutenções de forma a haver uma conduta verdadeiramente responsável de cada caso clínico.

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico?
 

É a Ortodontia moderna que tem conseguido excelentes resultados em período de tempo não tão longos como antigamente e isso tem incentivado uma série de pessoas a encararem o tratamento ortodôntico com algo mais agradável, seja em crianças, adolescentes ou adultos.

 

Sabe-se que a grande variedade de aparatologia utilizada por esta especialidade também sofre modernizações constantes, exigindo dos profissionais atuantes atualização frequente, mas favorecendo um tratamento ortodôntico cada vez mais confortável e em um determinado período adequado para a estabilidade dos resultados.

Posso associar tecnologia e estética num tratamento Ortodôntico?
 

Sim, atualmente a melhor tecnologia em ortodontia garante ao paciente a escolha entre os aparelhos estéticos ou não. O Aparelho estético é confeccionado com braquetes que imitam a cor do dente, seguindo praticamente os mesmos parâmetros do aparelho ortodôntico metálico.

Oa Braquetes estéticos são confeccionados com safira ou cerâmica, garantindo a sua quase impercepção.

Braquetes Autoligados?

 

Os braquetes autoligados são cada vez mais utilizados no tratamento ortodôntico, em razão de suas vantagens na movimentação dental com baixa fricção e um reduzido tempo de tratamento. Além disso, as visitas ao ortodontista passam a ser menos frequentes.